O Fator Previdenciário é uma fórmula de cálculo que prejudica em muito o cálculo das Aposentadorias por Tempo de Contribuição dos segurados vinculados ao INSS. Essa fórmula criada pela Lei n. 9.876/99 é formada por 4 elementos: idade, tempo de contribuição, expectativa de vida e alíquota padrão de 0,31. Como a expectativa de vida é o elemento que mais pesa no cálculo do Fator Previdenciário, o professor e a professora sofrem uma redução ainda maior em seus benefícios. Vejamos:
Análise de que apenas a educação técnica não é capaz de eliminar as contradições nacionais, tampouco reduzir as desigualdades sociais. É necessário ir além: promover a cultura cidadã na população brasileira.
Em minhas reflexões, muitas vezes imagino que a falta de cultura cidadã seja um dos maiores males da sociedade brasileira. É clichê afirmar que um dos problemas centrais da nossa gente encontra guarida na falta de educação de qualidade. Repetidos são os discursos sobre o assunto. Mas eu ouso insistir em ir um pouco mais longe: a carência de cultura cidadã.
Quando se fala em educação, pensa-se logo na educação técnica: saber produzir algo a partir de conhecimento acumulado em bancos escolares. Mas somente por si só a educação técnica não resolve problemas sociais e tampouco elimina as contradições nacionais. Eis o equívoco que tentarei explicar.
RESUMO: Teoria dos Antagonismos, as diferenças do modelo Administrativo de Clipes e o de Negócios, e as crises de concepção e concretização do Interesse Público e Republicização do Estado como melhor forma de consolidação dos interesses públicos.
Alinhamentos e institutos quanto a standby (sobreaviso), home office (trabalho à distância) e jornada de trabalho com ênfase nos dias corridos de trabalho e escala para atendimento de clientes em diversos fusos horários.
O parecer busca elucidar dúvidas trabalhistas que versam sobre o trabalho home office, standby, horário deslocado, dentre outros institutos, cada vez mais presentes na vida do trabalhador brasileiro.